quinta-feira, 1 de setembro de 2016

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS EM GT’S

Coordenação Geral Grupos Temáticos
Alcides Leão Santos Júnior (PLANDITES/UERN)

Os artigos poderão ser propostos por professores, pesquisadores e estudantes da área, e serão analisados por uma comissão científica, composta por especialistas no tema do GT. A apresentação de artigos nos grupos temáticos e sua inclusão nos Anais estão condicionadas à inscrição e ao pagamento das taxas do evento por pelo menos um dos autores. Cada artigo terá 01 (um) autor, e, no máximo, 03 (três) co-autores.

Idiomas:
Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: Português e Espanhol.

Envio:
Os trabalhos deverão ser encaminhados somente on-line para o e-mail ienapursemiarido@gmail.com com a indicação do GT a que será submetido.

Seleção:
A Comissão Científica de cada um dos Grupos Temáticos selecionará os trabalhos com base na sua adequação à temática geral do evento (Planejamento Urbano-Regional no Semiárido), à originalidade da proposta, sua relevância e contribuição científica e acadêmica.

GT 1 – NOVAS DINÂMICAS URBANO-REGIONAIS NO SEMIARIDO
Coordenadores:
Francisco do O’ Lima Júnior (URCA/UERN)
Eduardo Raimundo Dias Nunes (UFERSA)
Rosana da Silva França (UFRN)
Silvana Nunes de Queiroz (URCA)


O objetivo desse grupo temático é, apresentar e discutir estudos e pesquisas sobre as novas dinâmicas produtivas regionais que levaram a/ou surgiram a partir de mudanças nas hierarquias urbano-regionais pós 1990, dando ênfase à emergência de novos arranjos urbanos intermediários, aglomerados urbanos não metropolitanos no semiárido, ao surgimento de novas centralidades urbano-regionais e ao grau de influência das metrópoles regionais, e dos centros sub-regionais na (re)estruturação dos espaços em expansão. Priorizaremos estudos relacionados aos temas: (i) transformações produtivas regionais e seus impactos na urbanização; (ii) grandes projetos e migrações inter/intra-regionais; (iii) novas centralidades em urbanas em áreas não metropolitanas; (iv) dinâmica das pequenas e médias cidades do semiárido; (v) o setor terciário nos aglomerados urbanos não metropolitanos; (vi) expansão dos circuitos imobiliários para áreas não metropolitanas; (vii) os aeroportos regionais, outras estruturas de transportes e fluxos, e seus efeitos na (re)estruturação do espaço urbano-regional; (viii) dinâmica urbano-regional em áreas de fronteiras internas; (ix) abordagens teóricas e metodológicas acerca da urbanização em áreas não metropolitanas do Nordeste.

GT 2 – PLANEJAMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO TERRITÓRIO NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
João Batista de Freitas (UERN)
Miguel Henrique da Cunha Filho (UERN)
Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)

O objetivo deste grupo temático é agrupar reflexões e estudos sobre o desenvolvimento territorial do Brasil, tendo como eixo norteador as relações entre o Estado e a Sociedade, intermediadas pelas diversas ações de planejamento e de gestão territoriais nacionais com foco no Semiárido. Para tanto, prioriza trabalhos que discutam: (i) as experiências de planejamento, de ordenamento e de gestão territoriais em suas diferentes escalas – local, estadual, regional, nacional e internacional; (ii) permanências, transformações e novas desigualdades inter-regionais no Brasil e intra-regionais no semiárido; e (iii) as políticas públicas com rebatimento ou implementadas diretamente no semiárido, com destaque para o papel desempenhando historicamente pela sociedade civil, suas instituições e os movimentos socais.

GT 3 – PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
João Freire Rodrigues (UERN)
Almir Mariano de Souza Júnior (UFERSA)
Luciano Vieira Dutra (IFRN)
Josué Alencar Bezerra (UERN)

O objetivo desse grupo temático é apresentar e discutir estudos e pesquisas sobre a produção do espaço urbano no atual contexto de dominância do capitalismo financeiro e suas relações com a habitação, especialmente com a habitação de interesse social. O enfoque na produção e nos agentes promotores da habitação também pode compreender analises sobre o processo de produção de habitação e sua infraestrutura em assentamentos irregulares e de risco, incluindo fatores interdisciplinares na sua produção. Priorizamos estudos relacionados aos temas: (i) dinâmica imobiliária e fundiária; (ii) habitação e reprodução social; (iii) políticas habitacionais e impactos na estruturação do território; (iv) assentamentos informais, urbanização e regularização fundiária; (v) experiências, metodologias e instrumentos de regulação urbana; (vi) políticas urbanas, planos diretores e modelos de planejamento.


GT 4 - RECURSOS HÍDRICOS, SANEAMENTO E GESTÃO DAS ÁGUAS NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
Jairo Bezerra da Silva (UEPB)
Maria Irany Knafkuss (UERN)
Yure Paiva (ASA)

O objetivo desse GT é a de analisar o discurso dominante produzido e reproduzido em relação ao acesso e uso dos recursos hídricos no Brasil, esse, quase sempre fadado a incorporar um modelo de sustentabilidade que exiguamente discute a modernidade seletiva, no que diz respeito ao abastecimento e ao saneamento básico na região semiárida do nordeste brasileiro.  Priorizaremos nesse GT temas como: (i) a mercantilização da água; (ii) a privatização dos recursos hídricos nas áreas de abastecimento e saneamento básico; (iii) a ideologia da Política Nacional de Recursos Hídricos de 1997; (iv) os parâmetros dos modelos de gestão dos recursos hídricos nos comitês de bacias-hidrográficas no semiárido brasileiro; e (v) os tratados das agências multilaterais para a gestão de água no Brasil.

GT 5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE, CULTURA, ESPORTE E LAZER NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
Bertulino José de Souza (UERN)
Marcelo Viana da Silva (UERN)
Themis Cristina Soares Mesquita (UERN)

Há no cenário atual, inúmeras demandas que podem e devem ser vetores de transformações sociais e representar uma sólida reflexão do ser e do fazer. Movidos por essa preocupação, o Grupo de Trabalho pretende agregar: (i) estudos de natureza teórica e ou empírica; (ii) pesquisas e investigações que discutam, analisem, aprofundem, diagnostiquem ou proponham novas práticas em torno das políticas públicas, da temática da Saúde, das diferentes configurações da cultura e também quanto aos domínios do esporte e do lazer, sobretudo no semiárido. 

GT 6 – CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
Gilton Sampaio de Souza (UERN)
Antonio Carlos Leite Barbosa (UFERSA/UFRN)
Diana Maria Cavalcante de Sá (FACEP)

Este grupo tem como objetivo a apresentação e discussão de estudos e pesquisas sobre a cultura, a memória e identidade no território do semiárido, levando em conta diferentes perspectivas culturais que conformam a sociedade nordestina. Serão priorizados temas como: (i) memórias, valores e língua(gens) da cultura sertaneja; (ii) povos tradicionais e padrões de desenvolvimento; (iii) dimensões culturais na produção do território; (iv) interculturalidade, multiculturalismo e território; (v) diversidade cultural, riqueza territorial e turismo; (vi) culturas indígenas, afro-brasileiras, ciganas e européias no semiárido; (vii) identidades culturais e experiências produtivas; (viii) identidades territoriais, indicação geográfica e patrimônio cultural; (ix) bem viver e concepções de desenvolvimento alternativas; e (x) movimentos sociais e desenvolvimento regional, entre outros temas vinculados à cultura e à identidade da região.

GT 7 - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Coordenadores:
Alcides Leão Santos Júnior (UERN)
Simone Cabral dos Santos Marinho (UERN)
Ana Maria Morais (UERN)
O objetivo desse grupo temático é apresentar e discutir estudos e pesquisas sobre a educação, a cidadania e os direitos humanos. Discute-se prioritariamente temas sobre:  (i) educação social; (ii) políticas públicas de promoção dos direitos humanos e da cidadania; (iii) políticas públicas de ações socioeducativas; (iv) políticas públicas de atendimento a populações em estado de vulnerabilidade social e ou grupos específicos.

GT 8 – POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL
Coordenadores:

Cícero Nílton Moreira de Souza (UERN) 
Emanoel Marcio Nunes (UERN) 
Ênio Giuliano Girão (EMBRAPA)
Helenira Marinho (EMBRAPA) 
Eliane Pinheiro de Souza (URCA)
   
Este Grupo temático discutirá trabalhos relacionados a atuação das políticas públicas no espaço agrário em suas múltiplas dimensões. Das políticas de inclusão produtiva, como PRONAF, o PNAE e o PAA, às políticas de inclusão social implementadas através do Programa Brasil Sem Miséria, apontando os avanços, desafios e gargalos das políticas de inclusão produtiva no meio rural. Terá destaque também o papel dos territórios da cidadania e as alternativas de convivência com o semiárido, bem como os diversos agentes que atuam no rural: trabalhadores, sindicatos, associações e movimentos sociais na condução destes processos, assim como a participação ou omissão de diferentes instâncias do poder público. São temas preferenciais deste grupo: (i) reforma agrária, relações de trabalho e movimentos sociais no campo; (ii) políticas públicas de desenvolvimento territorial no campo; (iii) tecnologias de convivência com o semiárido; (iv) políticas de combate à pobreza rural; (v) o agronegócio e a pequena produção camponesa; (vi) agricultura familiar no semiárido; (vii) atividades não agrícolas no campo; e (viii) turismo rural. 

GT 9 - MEIO AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO
Coordenadores:
Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho (UFERSA)      
Agassiel de Medeiros Alves (UERN)     
Sidnéia Maia de Oliveira Rego (UERN)       


O objetivo deste grupo temático é apresentar e discutir estudos e pesquisas que busquem trabalhar a articulação entre o debate teórico contemporâneo das ciências sociais aplicadas e das ciências ambientais no território do semiárido, com foco nas relações entre sociedade e natureza. Priorizaremos estudos relacionados aos temas: (i) recursos naturais e uso coletivo; (ii) padrões de consumo e capacidade de suporte; (iii) mudanças climáticas e impactos socioterritoriais; (iv) regulação e políticas públicas ambientais; (v) metodologias de avaliação ambiental; (vii) análise de risco e vulnerabilidade; (viii) movimentos sociais e politização do debate ambiental; (ix) modernização ecológica, economia verde, pagamento por serviços ambientais; e (x) ecologia política da urbanização.


NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS EM GT’S
DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário